O foco é apoiar projetos nas áreas de aproveitamento do lixo, produção de energia, estímulo ao turismo sustentável e modernização das administrações públicas

Em recente reunião na sede do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) em Curitiba, com o Diretor Administrativo do banco, Luiz Carlos Borges da Silveira, a MKT Gutierrez e a NetProj consolidaram aproximação técnica para dar suporte aos municípios de que desenvolvem projetos nas áreas de sustentabilidade energética e infraestrutura, entre os quais as usinas de biomassa, usinas fotovoltaicas e infraestrutura urbana para estimular o turismo sustentável, notadamente o chamado “ecoturismo”.
Atualmente a MKT Gutierrez e a NetProj mantêm parceria com 49 municípios, desenvolvendo projetos nas áreas de energia, segurança e meio ambiente, entre outras. “São municípios onde os gestores têm visão moderna e estão pensando a infraestrutura para 30 ou 40 anos e não apenas para quatro”, explica o diretor de MKT Gutierrez, Daniel Gutierrez.
MARCA HISTÓRICA
Em janeiro desde ano o BRDE atingiu a marca de R$ 58,7 bilhões em recursos liberados em toda a sua história para financiar 60 mil projetos. Embora na grande maioria os financiamentos sejam para projetos que gerem emprego e renda, o Banco volta sua atenção agora para os projetos que estimulem a sustentabilidade dos municípios, sobretudo na área ambiental. “Recentemente o BRDE liberou R$ 125 milhões em fundos para cidades do Paraná investirem em projetos de energia solar, usinas de biomassa, modernização da iluminação pública com lâmpadas de LED e infraestrutura viária”, ressaltou Borges da Silveira.
Para o diretor da NetProj, Maximiliano de Vargas, “o investimento em projetos corretos, além de proporcionar economia de recursos, permite ao município ter capacidade de investir nas áreas essenciais como saúde e educação”.